Autor

Arquivo do blogue

.

O Argolão

O objectivo deste adereço é basicamente igual a de um cesto que se usa para recuperar um sargo, dourada, etc, mas tem uma diferença, um cesto quando desce pela seda abaixo e chega à água, é necessário que o peixe entre dentro e só ai puxamos a corda e recuperamos o peixe, com o argolão não, ao descer pela seda abaixo entra directamente na cabeça do safio na posição que desce e sendo um peixe de garro facilita a passagem entre .....

As minhas bóias

Já há algum tempo que andava a magicar como começar a construir bóias tipo peão para a pesca e enquanto não arranjei um bocadinho para me puder debruçar a sério sobre o assunto, não descansei!Como tal pus mãos à obra e começei por procurar em casas de materiais de bricolage o que era indispensável para elaborar as bóias e que o custo final não fosse demasiado dispendioso, em comparação com as bóias que se adquire em lojas de pesca.

Cesto(em processo)

Construção de um cesto para recuperação do pescado em certas situações......

Cantinho da Pesca

Como tive o dia livre e não tinha mais nada para fazer, resolvi criar este meu cantinho, onde vou relatar as minhas lides na pesca, com e sem amigos, quer sejam boas ou más, tentarei sempre dar a conhecer as minhas pescarias ou chibos(grades) a todos aqueles que adoram desfrutar deste prazer que é a PESCA.

Gosto de pescar ao fundo(surfcasting), de barco(embarcada), mas ultimamente tenho-me virado mais para a pesca á bóia.

Espero que gostem, porque eu de certeza que hei-de gostar de partilhar as minhas pescarias, quer seja com ou sem peixe, hão-de ser sempre jornadas de pesca bem passadas.

"Há mar e mar, há ir e voltar"

A Segurança na Pesca

Vou começar a abrir este blog com um tema, que julgo na minha opinião, ser uma das mais importantes condições para que uma jornada de pesca, possa começar e acabar num dia lindo, passado á beira-mar, que é a SEGURANÇA NA PESCA.

Bem diz o ditado "Quem vai pró mar, avia-se em terra".

Quer isto dizer que, antes duma jornada de pesca, o pescador tem que se precaver ou seja:

* Antes de mais, saber quais os condições meteorológicas que vai fazer na zona para onde pensa ir pescar.

* Convém também, descansar umas horas antes de partir para a pesca, vai-se sentir muito melhor quando estiver a pescar e o corpo agradece.

* Munir-se de vestuário e calçado adequado, ás condições, que é para depois não dizer" na caminha é que eu estava bem".

* Tente arranjar um amigo para lhe fazer companhia, é sempre agradável.

* Levar sempre aquele lanchinho, porque mais tarde ou mais cedo, o bichinho vai começar a roer e não é só do mar que o pescador enche a barriga.

* Levar o material necessário (canas, carretos,anzóis,etc), para que depois, quando chegar ao pesqueiro, não diga" epá, esqueci-me das bóias em casa!".

* Se fôr conduzir, tenha atenção á estrada e não tenha pressas em chegar ao pesqueiro, que o peixe não tem hora marcada.

* Uma vez lá chegado ao sitio, se ainda fôr de noite, é sempre melhor esperar que nasça o dia, pois terá melhores condições para acessar ao pesqueiro.

* Observe o mar e as suas condições, situe-se num pesqueiro onde se consiga mover em condições normais, de preferência , abrigado do vento e da ondulação (são duas das principais causas que todos os anos têm tirado a vida a alguns pescadores), a altura do pesqueiro, deverá também ser tomada em conta, se fôr uma pessoa com vertigens, o melhor mesmo é procurar um pesqueiro mais baixo, não facilite.




* Uma vez que já está nas perfeitas condições para começar a pescar, desfrute desse tempo que está em contacto com o mar, pois mesmo que não apanhe nada, tenho a certeza que será sempre um dia bem passado.



E não se esqueça, não há peixe nenhum neste mundo, que valha a vida de uma pessoa, por isso não arrisque.

Úteis

A pesca no PNSACV







Saiba
como tirar a liçenca de pesca no MB








Código do
Pescador Desportivo




Foruns


 Oceano Ibérico



 Pesca Desportiva



 Pesca Com Amostras



 O Sito Do Pescador



 Katembe



 Lobos do mar



 PT-MAR Pesca De Competição








Legislação

Blogues